Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Como se tornar um analista de mídias sociais?

Atualmente é impossível que uma empresa atue sem que ela seja representada no mundo virtual. E isso não diz respeito apenas ao site próprio, mas também à atuação nas redes sociais que, por sua vez, é exercida e controlada pelo analista de mídias sociais.

Afinal, não basta realizar postagens. É necessário saber também como chamar a atenção do público e garantir a relevância dos seus conteúdos. Isso requer pesquisas e análises quanto ao consumidor-alvo, o local de atuação e as mídias que devem ser utilizadas para isso.

A ESTÁCIO tem bolsas de até 50% de desconto nos cursos de graduação. Escolha seu curso e faça sua matrícula agora mesmo:  https://matriculas.estacio.br/cursos

Abaixo, confira tudo sobre o trabalho do analista de mídias sociais, seu mercado de trabalho e como ele atua no dia a dia ajudando as empresas a se estabelecer perante o público e conquistar cada vez mais clientes.

Analista de mídias sociais: Conheça esse profissional

Também chamado de analista de mídias digitais e de “social media”, esse é o trabalhador especializado em produzir conteúdos, postagens e interações nas redes sociais entre a empresa e a clientela.

São inúmeros os aspectos que são considerados, bem como são variados os espaços de atuação desse profissional.

Nesse viés, considere as inúmeras redes sociais que podem ser utilizadas pela empresa para realizar a divulgação e ficar mais próxima aos consumidores. Dentre elas estão o Instagram, Facebook, Twitter, TikTok, YouTube e até mesmo Linkedin, uma vez que ele não deve ser utilizado apenas para recrutamento profissional.

Diante dessa variedade de redes em que o analista de mídias sociais pode atuar, também existem opções diversificadas de como atuar nelas. Há a possibilidade de comunicar-se com o público por meio de textos, vídeos, imagens e outros tipos de interação.

Tudo isso, por sua vez, depende de pesquisas pelo analista e de direcionamento de postagens. Afinal, de nada adianta fazer postagens incríveis se elas não conversam com o seu público, não é mesmo?

 analista de mídias sociais

Quais são as atividades do analista de mídias sociais?

Estão dentre as principais funções que são de responsabilidade desse analista de marketing digital:

  • Analisar campanhas: existem diversos indicadores que são próprios das redes sociais e que auxiliam o analista a acompanhar o sucesso ou não das campanhas utilizadas. Dados como número de interações, novos seguidores, compartilhamentos ou mesmo comentários positivos e negativos podem auxiliar. Nesse cenário o profissional tem a oportunidade de dar continuidade ao que está obtendo sucesso ou de suspender e repaginar as ações que não tiveram o alcance esperado.
  • Colher e analisar dados sobre o público-alvo dos produtos ou serviços oferecidos. Para isso, deve ser considerada a faixa etária, sexo, interesses gerais e localização;
  • Criar estratégias de fidelização: ao analista de mídias sociais também cabe desenvolver formas de fidelizar o público. Para isso é possível aplicar, por exemplo, promoções com descontos ou outros tipos de atrativos;
  • Direcionamento de conteúdos: o analista deve fazer uso das informações colhidas em conjunto com as ferramentas de marketing digital. Dessa maneira, é possível dentro de uma rede social direcionar as campanhas para atingir de melhor forma o público-alvo;
  • Desenvolvimento de campanhas de marketing: o analista é o responsável por criar os conteúdos que serão compartilhados nas redes sociais. Dessa maneira, deve-se ir além de postagens escritas, mas considerar imagens, vídeos e até mesmo ações como enquetes que podem ser promovidas nas redes;
  • Engajamento dos consumidores: uma das facetas mais interessantes do analista de mídias sociais é que os dados que ele possui em mãos podem auxiliar no engajamento da clientela. Dessa forma os consumidores passam a agir como propagadores da marca, divulgando-a de maneira natural a partir da identificação com ela;
  • Interagir com o público: um dos principais erros das empresas é não ter cuidado em relação à interação com a clientela nas redes sociais. É preciso ter em mente que atualmente as pessoas buscam informações de diversas formas e as redes estão entre elas. Portanto, é preciso que haja o acompanhamento das redes de contato (como mensagem privada dentro de redes sociais, respostas a stories e comentários em publicações) para que um possível interessado não se sinta ignorado ou abandonado. É dever do analista cuidar dessa interação;

Quem pode atuar como analista de mídias sociais?

Essa é uma profissão relativamente nova, mas que possui muito espaço dentro do mercado de trabalho. Aliás, considera-se que cerca de 70% das vagas na área não sejam preenchidas por ausência de profissionais especializados.

Para quem tem interesse em seguir carreira como analista de mídias sociais é possível fazer o curso de Marketing ou mesmo de Publicidade e Propaganda com posterior especialização na parte de redes sociais.

Por outro lado, também existem cursos de menor duração que são específicos para a atuação na área. É importante que o candidato à analista de mídias sociais seja criativo e gosta de criar conteúdos diferenciados.

Outro ponto que se mostra relevante, além disso, é a possibilidade de trabalho em nichos diversos, realização de pesquisas aprofundadas e adaptação.